
Terceira Semana: Na terceira semana o ovo (Zigoto) continua se desenvolvendo e já está totalmente alojado no útero. Na terceira semana a maioria das mulheres ainda não percebe nenhum sintoma da gravidez. O tamanho do ovo é mais ou menos o tamanho da cabeça de um alfinete.
Quarta Semana: Geralmente é na quarta semana que a maioria das mulheres descobrem a gravidez devido a falta da menstruação. O ovo começa a se dividir em três partes, os folhetos germinativos. Ectoderma, Mesoderma, Endoderma.
A Ectoderma irá revestir o embrião e dará origem ao sistema nervoso, pele, cabelos, olhos e esmalte dos dentes. A Mesoderma dará origem ao esqueleto, músculos, rins, coração e vasos sanguíneos. A Endoderma é o folheto formado na parte mais interna e formará o intestino primitivo, depois dará origem aos pulmões, fígado, pâncreas e o sistema digestivo.
No final da quarta semana o ovo estará envolvido pelo saco gestacional que contém o líquido Amniótico. O saco gestacional protegerá o bebê até a 12ª semana. A progesterona (um dos hormônios da gravidez) será produzida pela placenta. É importante que a gestante faça exames de sangue para verificar a quantidade de progesterona e se precisará de medicamentos para aumentar a progesterona.
Aqui começam alguns sintomas comuns da gravidez, inchaço e dor nos seios, escurecimento das aréolas, cansaço, sonolência e náuseas.
As náuseas são mais comuns nos primeiros meses, mas isso varia de mulher para mulher. As náuseas podem te acompanhar durante toda a gestação ou diminuir no segundo mês.

Fontes de pesquisa:
Livretos impressos do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Bayerpharma