24/05/2013

BC O que mudou em minha após a maternidade.


Geralmente quando uma mãe vai responder a esta pergunta ela responde “mudou tudo na minha vida”, parece clichê, mas geralmente é isso mesmo e comigo não foi diferente. Mas para falar sobre o que mudou em minha vida após a maternidade eu tenho que falar como era antes dela. 

Como vocês já sabem está difícil para mim fazer as postagens do Blog, mas quero muito participar desta BC. Acho que em um post fica difícil contar tudo, pois são oito anos de maternidade e dezoito antes dela. Já faz algum tempo que quero contar nossa história aqui. Nossos altos e baixos, nossos passeios, nossas brigas, nossas conquistas, nossas muitas mudanças, nossas aventuras. Quero contar como era antes de ganhar a Tati e o que mudou depois da chegada dela. E o que mudou depois da chegada da Bibi. Resolvi que vou fazer várias postagens, uma para cada ano dos meus 26 anos e vou relatar minha vida do meu ponto de vista, pois o ponto de vista dos outros eu já sei, mas quase ninguém conhece o meu.  
Posso adiantar agora que a gestação da Tati e da Bibi foram muito diferentes e sem dúvida a da Tati trouxe mais mudanças, mas foi com a da Bibi que aprendi a ser mãe.

A Tati nasceu em 29 de Março de 2005. Eu estava terminando o ensino médio e trabalhava como monitora em uma creche. Era muito festeira e tive que abandonar as festas e os amigos. Terminei o namoro com o pai dela quando ela tinha pouco mais de um ano. Depois passei a fazer cursinho pré vestibular, me reaproximei dos amigos e até voltei a fazer festas. Sair com os amigos nos fins de semanas era minha válvula de escape para as brigas em casa. Minha relação com minha mãe sempre foi difícil e eu odiava ficar em casa. Cometi muitos erros, era jovem (ainda sou) e não tão responsável. 


Em 2007 voltei a trabalhar e fazia cursinho a noite, como fazia antes, mas agora tinha a Tati e era tudo diferente. Nunca pude ser mãe, nunca me deixaram. Minha mãe sempre quis ser mãe da Tati e não apenas avó, eu era como se fosse uma irmã mais velha. Foi assim até 2009 quando passei no vestibular e fui morar na CEU II e levei a Tati comigo. Nesse ano comecei a ser mãe de verdade, continuei cometendo alguns erros, mas sempre pensando em acertar. Conheci meu marido e logo no início do namoro ele veio morar com a gente. A pesar das dificuldades foi uma época maravilhosa, mas a Tatiana ficou cheia de traumas pelas minhas brigas com minha mãe e com a mudança. Até hoje ela não aceita que não mora mais com a avó. 

Em 2010 saímos da CEU II e alugamos um kitnet próximo a universidade.  Meu marido foi trabalhar em Saldanha Marinho e desde essa época eu tento morar lá com ele. Passamos um tempo em Santa Maria e um tempo em Saldanha, nunca consegui ficar muito por lá, sempre acabava voltando e sempre acabava largando a faculdade. Nessa função optamos por ter a Bibi e iríamos tentar morar em Saldanha. Tive complicações na gestação e a Tati não se adaptou a escola, então voltamos para Santa Maria e o papai ficou em Saldanha. A Bibi nasceu em 01 de Outubro de 2011 em Santa Maria, passamos as férias em Saldanha, mas no início de 2012 voltamos para Santa Maria. a Tati foi estudar no Marco Polo e tudo estava melhorando.  Mas tanto eu quando as crianças sentíamos falta do papai. Então voltamos para Saldanha no final de 2012 e ficamos lá até o final de Abril desse ano. Mas não deu mais para morar lá. A Tati não gosta da escola nem da cidade. Eu também não gosto. Estávamos deprimidas e decidimos voltar para Santa Maria. Agora estamos tentando alugar uma casa em Santa Maria e o papai vem fim de semana. Estamos acampadas na casa da minha mãe e continuamos brigando bastante. Um pouco menos agora, mas ainda brigamos. Parece que precisamos ficar longe para sentir saudade, ai as brigas diminuem. 

Só para resumir minha vida é cuidar das minhas filhas. Larguei faculdade, trabalho, amigos. Hoje vivo só por elas. Então o que mudou? Tudo, se vou ao mercado hoje eu compro fraldas, balas e papinhas. Antes eu comprava cerveja, cigarro e salgadinho. Antes eu lia um livro por semana, agora eu leio uns três por ano. Antes eu saia com os amigos e não tinha hora para voltar, hoje meus amigos são as amiguinhas das minhas filhas. Antes eu ia a festas e shows de bandas, hoje eu vou a teatros ver peças infantis e a festas de aniversário. Antes eu queria ter uma profissão e ser independente, hoje descobri que minha profissão é ser mãe e sou totalmente dependente de minhas filhas.  Ainda quero terminar as graduações que comecei, mas antes quero cuidar delas, se conseguir conciliar sem prejudicá-las tudo bem, mas no momento que eu perceber que elas estão sentindo minha falta eu largo tudo de novo. 

Se eu não tivesse minhas filhas seria tudo mais simples. Eu já estaria formada e provavelmente teria passado no ultimo concurso para magistério do Estado do RS. Mas eu não troco minhas filhas por nada. 





Esta BC é foi proposta pelo Blog Mamães em rede. Meu texto foi escrito correndo e pode conter alguns erros, algumas virgulas e pontos a menos (risos).  Semana que vem começo as postagens e explico melhor essa nossa vidinha. Beijão 

Ps. depois visito as outras participações


4 comentários:

  1. é amiga ser mãe é tudo que um dia eu sonhei pra mim
    te entendo e é o que estarei fazendo nessa
    minha nova fase que Deus me deu
    largando tudo pra ficar com minhas filhas
    amei sua BC
    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O poderia eu dizer, visitando e conhecendo um pouquinho da sua história pela primeira vez: "Nada é por acaso"... e intuição de mãe não falha, vc pode errar mas sempre pensando em acertar como vc mesma disse ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi minha querida, obg por saber que em meio a correria, vc conseguiu carinhosamente participar da nossa BC.
    Grande abraço, Genis / Mamães em Rede

    ResponderExcluir
  4. Na minha tb mudou muita coisa e sempre pra melhor.
    bju

    ResponderExcluir

As princesas esperam seu comentário