26/09/2013

Cuidado com a escrita

Ontem meu marido foi buscar o parecer da Tatiana na escola, pois eu tinha ido à Santa Maria fazer um ultrassom. Quando cheguei em casa perguntei o que a professora havia falado. Ele relatou a reunião com os pais e indignado refez parte do discurso da professora aos pais. "Vocês TEREM que LEREM com seus filhos em casa". Por favor que professora fala assim? No início fiquei com raiva, depois com medo. O que minha filha vai aprender na escola? Não sei todas as regras ortográficas, odeio conjugar verbos e nem aprendi direito na escola e pelo jeito minha filha corre o risco de não aprender também. Até onde eu sei TEREM e LEREM são conjugações no infinitivo pessoal presente e esta frase está totalmente errada. Se eu fosse dizer esta frase eu diria: Vocês têm que ler com seus filhos em casa. Conversando com uma amiga formada em pedagogia ela me disse que o correto é: - "Vocês têm de ler com seus filhos em casa". Sinceramente acho que ela não precisaria falar "vocês tem de ler com seus filhos em casa", já que não é costume dela falar corretamente (quem tem esse costume? eu não). Se ela falasse "vocês tem que ler com seus filhos em casa" já estaria de bom tamanho. 

Eu não sei conjugar no infinitivo pessoal, as regras não são claras, não aprendi na escola e vou ter bastante trabalho para aprender se eu quiser dar aulas, mesmo que de Filosofia. Mas uma coisa eu sei, eu tentaria não usar esta conjugação, apenas em último caso. Poderia usar SEREM em frases como: "Esses problemas são difíceis de SEREM resolvidos". Mas prefiro: "Esses problemas são difíceis de se resolver"

Eu sou a favor do piso nacional dos professores, pois só com um bom salário os professores terão motivação para SEREM bons profissionais. 

Aqui no blogue eu sempre tento não cometer muitos erros, alguns sempre cometo, mas tenho a consciência de que preciso estudar e melhorar. Já nas redes sociais, emails informais, conversas on line e até nos comentários em outros blogues eu abuso das abreviações, uso "hehe" e "kkk" para expressar emoções de riso, por comodidade e por agilidade. Aqui no blogue uso "risos entre parênteses" por achar que preciso cuidar mais a maneira como escrevo, afinal as pessoas estão lendo o que escrevo e eu quero que elas entendam o que estou escrevendo.   

Ultimamente li algumas postagens em outros blogues que eu tive que ler duas ou três vezes para entender. Parágrafos enormes sem pontuação. Sem uma vírgula para uma pausa se quer. Sem contar os erros grotescos do tipo "Eu SER muito feliz" "Vocês podem MIM ajudar?" "Estar na hora de..." e muitos outros. 

Arrumando: Eu SOU muito feliz, Vocês podem ME ajudar? ESTÁ na hora de...

Não pretendo ofender ninguém, mas para nós blogueir@s é fundamental que escrevamos da melhor maneira possível, pois assim cativamos mais leitores e fechamos mais parcerias. Se eu tivesse uma empresa eu não fecharia parceria com qualquer blogue. A primeira coisa que faria seria ler as postagens antigas e ver como anda a escrita do blogueir@. 

Muitas vezes escrevemos tudo na correria e não dá tempo de revisar. Então falta uma letra, uma vírgula, um ponto. Ás vezes falta até uma palavra, mas precisamos tomar o maior cuidado possível com o que escrevemos para que as pessoas consigam entender. 

Agora no caso da professora acho mesmo que foi um erro grave e que ela deveria tomar mais cuidado. 

Lembrei agora de uma palavra que muitas pessoas têm dúvida. Quando usar o MIM? Vejo muita gente dizer "tudo é para MIM fazer" Mas o certo é "tudo é para Eu fazer". Feio né? Sim nosso português as vezes nos faz passar vergonha. 

20 comentários:

  1. escrever certo é fundamental, as vezes na correria passa sim despercebido alguma letra errado , faltado e tudo mais , mais sempre que vejo volto e corrijo
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. COncordo com vc amiga .... temos mesmo que prestar mais atenção .. eu tb nem sempre tenho tempo de revisar ... mas muito bom seu post .. bjãooo

    Tem post novo no nosso diário, passa lá! Bjsss

    Roberta & Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Com certeza devemos nos policiar e fazer uma escrita mais correta, mas quanto a professora ela deve melhor afinal como vai cobrar algo do aluno se não sabe fazer uma escrita correta.
    Adorei
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  4. nossa senhora , to pasma amiga com essa professora...
    falando totalmente incorreto, tbem confesso que nao sei todas as ortografias, mas falo correto
    bjos

    ResponderExcluir
  5. amiga muito interessante é isso mesmo temo s que prestar
    atenção no que estamos escrevendo
    e professor ainda mais
    pois essa é sua função ensinar
    amiga não sou muito boa em português não
    sempre quis tomar um curso pra
    melhorar.

    amei as dicas

    linda tarde bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre leio e releio tudo mil vezes, mas para uma professora ela está falando muito errado.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Meu Deuss, não creio que essa professora disse isso, Jesus amado ... meu Deus, estou indignada, realmente, as escolas, os professores, tudo, em geral, estão precisando de uma atençãozinha amais né ... eu tbm erro muito no português, mas tento fazer o possível, mais um professora, isso é inadmissível !!!

    Beijoss

    http://tamicriandoasas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu também na correria escrevo palavras curtas
    Mas no caso de profa tem que ter um profissional
    L[a é uma escola
    Gostei da resenha
    Bjkas

    ResponderExcluir
  9. As vezes eu também erro algumas palavras, ninguém é perfeito, mas tento corrigir sempre. Agora para uma professora formada, isso é vergonhoso!
    Adorei o post!
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Eu leio e releio vários vezes, mas mesmo assim ainda saí algo errado, sempre que meu marido lê acha algum erro. O importante é indo melhorando a cada dia e sempre se policiar.
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amiga tem uma Tag para vc lá no blog
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/2013/09/tag-complete-frase.html
    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Nossa fiquei chocada, eu também erro as vezes, mas todo mundo erra, sempre que vejo um erro corrijo, mais uma professora formada errar dessa maneira é vergonhoso!
    Adorei o post, beijos!

    http://yasminpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, eu também iria ficar com medo, afinal, pensamos na escola como o lugar aonde vão ensinar nossos filhos a forma correta! Não sou de escrever SEMPRE correto, desde que uso a internet, vejo muitas abreviações parei de fazê-las para não piorar a minha escrita e muito menos o meu jeito de falar!
    Beijos Cá

    ResponderExcluir
  14. A gente errar...blz.. vamos nos policiar mais ! Mais uma professora errar ?! E pior, um erro grave que até eu que também que não sei conjugar alguns verbos sei que tá errado !!! Essa foi de matar ! rsrsrs
    beijiinhos amiga !!
    Ahhh ...participa da TAG !! Te indiquei no meu blog !


    http://queromaisumanjo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Realmente todo cuidado ainda passa despercebido.
    Ótimo post.
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. amiga tem uma tag pra vc no blog
    http://alyciaprado.blogspot.com.br/2013/09/responda-tag.html

    ResponderExcluir
  17. Amiga... isso q vc falou nossa temos q ter mt atenção, leio mts blogs e algumas vezes encontro erros que me desconcentram... errar ao escrever é muito feio, no mínimo deve se revisar o texto, passar o corretor ortográfico, assim evitaremos muitos erros.
    Ótimo alerta! bjs

    ResponderExcluir
  18. ótimo seu post e realmente na correria sai tudo errado mesmo
    começando a me policiar nisso, bjs!!

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

    ResponderExcluir
  19. Mas tem muitos professores que dão erros grotescos na ortografia, guria!!! Eu fico boba de ver!!! E eles não gostam de ser corrigidos não!!! mas nós temos o dever de cobrar isso sim! Sempre por uma educação melhor!!

    ResponderExcluir

As princesas esperam seu comentário