30/10/2013

Gravidez Semana a Semana - A Concepção

Hoje vou começar uma sequência de postagens falando sobre a gravidez. Utilizando fontes que me ajudaram e ainda continuarão me ajudando nesta terceira gestação, quero fazer meus próprios textos com uma linguagem simples. 


Se você for procurar nos sites sobre gestação alguns vão lhe dizer que uma gestação dura 38 semanas, outros vão lhe dizer que a gestação dura 40 semanas. Mas qual é o motivo desta diferença? Para mim uma gestação tem 9 meses. E agora? Como saber de quanto tempo estou grávida?
Calma, é bem fácil de entender essas diferenças, como a maioria das mulheres não sabe qual foi o dia da concepção o médico passará a contar as semanas a partir do início da sua  última menstruação. No meu caso no dia 16 de Junho de 2013, então nesse dia começa a minha contagem. A ovulação começa em média 14 dias antes da próxima menstruação. Na média isso se dá 14 dias após o primeiro dia da menstruação e 14 dias antes da próxima. Esse esquema só dá certinho para um ciclo regular de 28 dias. No meu caso, minha concepção provavelmente foi no dia 30 de Junho. Neste dia minha gestação já está na segunda semana se eu considerar uma gestação de 40 semanas. Tem vários sites que possuem calculadoras onde as futuras mamães podem calcular a sua gestação. Em uma outra postagem eu mostro algumas delas. 


Diário das Princesas

Bem, eu não gosto deste sistema de se contar as semanas da gestação. Como eu sei o dia da minha concepção, pois eu lembro direitinho deste dia, vou contar a partir dele. Caso você não não tenha um ciclo menstrual regular e não consiga saber o dia de sua concepção não tem problema. É só aumentar duas semanas em sua conta. Quando eu postar sobre a primeira semana, você estará na terceira, quando eu postar a segunda semana você estará na quarta e assim por diante. 

Amanhã posto a primeira e segunda semana de gestação




Fontes de pesquisa:
Livretos impressos do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Bayerpharma

16 comentários:

  1. super interessante saber, quando estava grávida lia muito sobre cada semana e seus desenvolvimento!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  2. Amiga... sempre me confundi nas semanas tb kkk
    Adorei a dica, bjs

    ResponderExcluir
  3. adorei amiga vai ajudar muitas futuras mamaezinhas
    bjos

    ResponderExcluir
  4. amiga quando engravidei amava ler
    essas
    postagens
    é tão bom

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez

    google.com/+NandaGonçalves

    ResponderExcluir
  5. Sempre me confundia com esse negocio de semanas.
    Adorei a explicação.
    Essas postagens serão ótimas.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olha, acho que leio tanto sobre isso e pesquiso tanto que ja estou até decorando td rsrsrsrs

    Muito legal o post.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Ótimo amiga
    Ajuda mesmo as futuras mamães
    Elas merecem saber de tudo
    Bjkas

    ResponderExcluir
  8. Ficava perdidinha tbm com essa contagem, adorei a explicação
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei, super post.
    Vu adorar acompanhar, nunca fui boa e não tinha certeza do dia certo da concepção.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  10. Quando engravidei, lia tudinho sobre o assunto! rsrs
    Realmente este série vai ajudar muitas mamães!

    Reciclando com a Mamãe
    Mamães em Rede
    Um divã para três

    ResponderExcluir
  11. olá pessoal, bom dia. gostaria de tirar uma duvida, ja conversei com minha medica mais ela vem cheio de termos tecnicos medicos etc, e acaba mim confundindo toda. olha estou gravida caminhando p 28 semanas, fiz calculos pela primeira tranvaginal com 11 semanas e voltei semanas entao pela ultrasson a concepaço (nao foi quando eu engravidei, falo da concepçao do ato sexual) foi no meio de junho,(q nao existiu) mais pela logica q é 9 meses completo no começo de março faço 9 meses ,fazendo esse calculo de meses a concepçao foi no começo de junho.entenda faço 36 semanas no meio de fevereiro, e 9 meses no começo de março 280 dias começo de março,sendo que tive uma relaçao entre dia 1 a 12 de junho ( foi so uma nao m lembro a data certa) sem proteçao apenas depois de 1 dia eu tomei alguns anticoncepcionais durante uns dias parei, lembrando q tinha acabado d menstruar (lembro pq tomei o anticoncepcional e fiquei xateada pq ia menstruar de novo, e mesntruei assim q acabou foram uns 10 comprimidos entao mesntruei 2 vzs em junho. depois disso tivi uma relaçao no dia 22 de junho, foi coito interrompido, nao ficou nada dentro, se faço 36 semans no meio de junho sendo 9 meses completos começo de março, entao a concepaço o ato foi nesse incio de junho ate dia 12 mais ou menos ou depois do dia 22, por favor se souberem m informar m mandem resposta pois é muito importante p mim.lembrando q nao tenho vida sexual ativa. foram so essas duas vzs. agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você um email para que eu possa tentar lhe ajudar? Pode mandar para tacyramones@hotmail.com

      Excluir
  12. è normal ter um pequeno sangramento,viscoso,parecendo menstruação na 6ª semana degradivez?

    ResponderExcluir

As princesas esperam seu comentário