26/02/2014

Gestantes, até quando dirigir?

Esta é uma pergunta que muita gente faz, mas nem todos sabem a resposta certa. Mas existe resposta certa para esta pergunta? Eu acho que não existe uma resposta, mas várias, pois este é um assunto que divide opiniões. A única certeza é de que é permitido por lei que a gestante dirija. No antigo Código Brasileiro de Trânsito não era permitido que as gestantes dirigissem. Já no novo código de trânsito não existe restrição.  Mas têm muitos motoristas (homens principalmente) mal informados Brasil a fora. Eu dirijo quase todos os dias e todos os dias sou xingada no trânsito por parar na faixa de segurança, por não passar dos 40 km/h, por demorar para entrar em uma vaga apertada. Isso sempre aconteceu antes, mas agora parece que a agressividade dos outros motoristas aumentou. Se tem uma pessoa me xingando é só ela perceber que estou grávida que os xingamentos aumentam. Será que a maioria das pessoas não sabem que gestantes podem dirigir? Acho que não sabem mesmo.

Mas também não é por que o código de trânsito permite que qualquer gestante pode dirigir, isso deve ser definido com o médico. Uma gestante com gestação de risco não deve dirigir. Existe uma ORIENTAÇÃO  e não LEI da Associação Brasileira de Medina de Tráfego (ABRAMET) para que as gestantes dirijam até o final do quinto mês de gestação, pois os movimentos do bebê ficam mais intensos e isso pode tirar a concentração.

No programa Bem Estar têm uma matéria sobre a maneira como as gestantes devem utilizar o cinto de segurança. Nesta matéria a orientação é de que a gestante não deve dirigir após o oitavo mês de gestação. Confira a matéria AQUI, ela pode tirar algumas dúvidas. Eu também já havia assistido a uma matéria no fantástico com a orientação sobre o oitavo mês. Eu particularmente estou a menos de um mês do meu parto e continuo dirigindo e vou continuar até o momento em que eu perceber que está na hora de parar. Claro que têm dias que eu percebo que não estou bem, então tento ficar em casa, mas quando é inevitável sair eu analiso se é melhor ir a pé, de ônibus ou de táxi. A pé eu não consigo ir muito longe, ainda mais quando estou com as meninas comigo. A Tati caminha bastante, mas a Bibi caminha um pouco e quer colo e ainda tem as bolsas que preciso carregar, então quase nunca saio a pé. De ônibus é pior do que andar a pé, pois é caro, é lotado, desconfortável e sempre tenho que caminhar muito até chegar ao ponto de ônibus. O táxi acaba sendo a opção menos pior. Digo menos pior, pois também não é um serviço bom. É caro, os motoristas estão sempre com muita pressa e não se importam se estão carregando uma gestante que sente dores horríveis a cada freada ou a cada vez que passa em cima de um quebra mola. E o principal (que quase nunca vejo alguém comentar) no táxi não tem cadeirinha para as crianças e quando eu levo a cadeirinha os taxistas dizem que não precisa e não querem esperar para colocar. Mas eu faço esperar ou pego outro táxi. Eu prefiro mil vezes dirigir, até mesmo quando estou com meu marido, pois me sinto bem mais confortável na direção do que quando estou no banco de trás ou no bando do carona. 
O sinto de segurança além de obrigatório por lei é a segurança da gestante e do bebê dentro do carro. Saber colocá-lo de maneira correta é fundamental. A baixo uma imagem que pode ajudar. 

Blog Devaneios



19 comentários:

  1. Eu dirigi até os 9 meses, claro com muito cautela e prestando atenção no cinto sempre. Adorei o post!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  2. Super importante que cada mulher saiba o momento certo de parar de dirigir e também a posição do cinto.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu não dirijo, mais é super importante termos cuidados na gestação
    Bjs
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Apoiada, eu fiz aulas na autoescola gravíssima de sete meses.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até queria fazer autoescola na gestação anterior, mas já no terceiro mês eu tinha muita contração e com cinco meses tinha dilatação e passava na cama. Fiz autoescola quando a Bibi tinha uns 10 meses.

      Excluir
  5. Eu não dirijo.... mas andei de ônibus e metrô.... e os cuidados são os mesmos né: preservar o bebê. bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca nem cheguei perto de um metrô, tenho medo só de pensar. Imagina a estabanada aqui com três crianças sendo pisoteada na porta de um metrô num horário de pico. Já acho ruim andar em pé em ônibus. Mas a Tati sempre quis andar num, talvez um dia quando formos passear em Porto Alegre a gente vá num horário bem calmo.

      Excluir
  6. amiga eu dirigir tranquilamente até o nono mês
    não como antes mais dirigir
    pois como minha placenta tava com um grau maior
    tinha que ter cuidado
    Nanda
    beijokas
    Lindo dia

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os médicos até aconselham a gente a não dirigir por causa do ruido do motor que aumenta na direção, mas pra mim não compensa a trepidação que é muito maior nos outros bancos. Que bom que ocorreu tudo bem. Beijos

      Excluir
  7. Quando estava chegando no finalzinho da gravidez tive que parar de dirigir a pedido do G.O. Acredito que cada caso é um caso né. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida cada caso é um caso, por enquanto sinto que ainda posso, mas me espanto com a cara de horror das pessoas ao me verem dirigindo. Tenho uma conhecida que deixou de dirigir simplesmente pq um estranho falou que não podia, nem consultou o médico.

      Excluir
  8. Eu ainda preciso voltar a dirigir. Mas devemos ter muitos cuidados, e o cinto é um deles. Super importante conversar com o médico, e receber o aval para dirigir.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, não sei você, mas eu já estou pensando quanto tempo vou ter que ficar sem dirigir depois do parto. Não me vejo mais sem o carro e isso que achei que nunca aprenderia a dirigir. Para mim é mais econômico e prático o carro do que outro meio de transporte. Ainda mais depois que o prefeito besta daqui aumentou ainda mais o valor da passagem de ônibus e o serviço continua a mesma porcaria. Sempre que posso dou carona para alguém, mas logo o carro estará com cinco passageiros, então carona só quando eu estiver sozinha kkk

      Excluir
  9. Eu fiz auto escola até 8 mês e parei de dirigir a mesma época!
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o post, super informativo para as futuras mamães.
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Taciane, muito bom o post. Já vi que essa indicação varia muito com a orientação do médico e com a necessidade da mulher. O meu obstreta me mandou parar de dirigir quando entrei no oitavo mês.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  12. Acho que vai de acordo com a gestante
    mas tem que ter cuidado, esse transito tá horrível
    Muito stress
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post,apesar d num dirigir,andei até o dia de ganhar neném de ônibus.rs

    Beijos

    ResponderExcluir

As princesas esperam seu comentário