15/01/2014

Gravidez Semana a Semana - Quinta e Sexta Semana



Hoje vou trazer um texto pronto do guia do bebê sobre a quinta e sexta semana, pois me enrolei um pouco com as postagens e ainda não consegui fazer o meu texto.

Quinta Semana:
O zigoto já é chamado de embrião e mede aproximadamente 2mm.
O esqueleto do bebê começa a se formar, assim como o coração. O sistema nervoso central (base para o cérebro e medula espinha) e músculos ganham forma.
Com as alterações hormonais, as unhas das futuras mamães podem ficar mais resistentes. Poderá sentir vontade de urinar constantemente e isso a acompanhará a gravidez toda. Alterações no humor também podem aparecer.
Para aliviar o cansaço, alimente-se de modo balanceado e saudável. Nunca tome remédios, mesmo os quais esteja acostumada, sem consultar o seu médico. Eles podem atrapalhar no desenvolvimento do seu bebê.
Os enjôos são mais freqüentes, o olfato fica mais apurado por causa das alterações hormonais. Isso ocorrerá somente no primeiro trimestre da gravidez.
Para aliviar os enjôos, não fique muito tempo sem comer, coma pelo menos a cada três horas, evite gorduras e beba bastante líquido (não quando estiver enjoada).
Após o diagnóstico de gestação pela dosagem hormonal, o pré-natal já pode ser programado. Na primeira consulta, devem ser realizadas as investigações de possíveis queixas, a orientação quanto aos sintomas e a solicitação de exames laboratoriais de rotina para a identificação de possíveis patologias que possam gerar problemas no transcorrer da gravidez, como anemia, infecção urinária, sífilis, rubéola, toxoplasmose, AIDS, diabetes.
Atenção ao seu tipo sanguíneo
É bom saber o seu tipo sanguíneo, pois ele pode reagir com o sangue do bebê na hora do parto.
Se o tipo sanguíneo da mãe for Rh negativo e do bebê Rh positivo, na hora do parto esses sangues entrarão em contato. Se for a primeira gravidez da mamãe não haverá problemas, pois o corpo dela reagirá com a formação de anticorpos para o tipo de sangue Rh positivo.
Mas se for a segunda gravidez, os anticorpos já existentes da primeira gestação irão atacar o sangue Rh positivo do bebê, provocando eritroblastose fetal, que causará anemia profunda, surdez e deficiência mental no bebê.
Diante disso, a mãe deve procurar um médico para saber seu tipo sanguíneo e fazer exames no primeiro e último trimestre da gestação e se preciso tomar uma vacina para prevenir esse problema durante o parto.
Lembrete
É importante lembrar que o uso de tinturas, alisantes ou qualquer produto químico no cabelo é prejudicial ao bebê, pois substâncias entram na corrente sanguínea da mamãe e podem chegar até o feto.
Peça orientação ao médico de quais produtos e a partir de quando usar.
Ingestão de bebidas alcoólicas são desaconselháveis. Fumar cigarros ou estar perto de quem fuma também.
Diário das princesas

Texto original AQUI


Sexta semana:
O tamanho do embrião é de aproximadamente 4mm.
O coração, um minúsculo tubo, já começa a bater. O cérebro cresce.
Nesse período tem que tomar muito cuidado com seus hábitos e alimentação. Partes importantes estão se desenvolvendo e más formações podem acontecer. Coração, pulmões, fígado, intestino e rins estão se desenvolvendo. O tubo neural (parte que liga o cérebro com a coluna vertebral que está sendo delineada) se fecha. Características da face começam a aparecer.
Brotos dos membros superiores e inferiores estão em fase de formação.
A mãe pode notar que a cintura aumentou um pouco. É normal a futura mamãe se enjoar muito, não comer direito ou vomitar, podendo perder peso, mas algumas mulheres já começam a ganhar alguns gramas ou até quilo.
Enjoos ainda são frequentes, azias e prisão de ventre podem aparecer como desejos por alguns alimentos e repulsas por outros.
Cuidados com o peso
Desde o início da gravidez é preciso muita atenção com a alimentação. É ela que garantirá o ótimo desenvolvimento e crescimento fetal. Mas boa alimentação não quer dizer "comer por dois!".
Um ganho de peso exagerado aumenta os riscos de sua gestação desenvolver complicações para você e seu bebê até durante o parto. Portanto, procure ganhar em torno de 1 a 1,5 quilo por mês.
Faça refeições balanceadas ricas em nutrientes, como cálcio, vitaminas, ferro, magnésio, iodo e zinco. Beba muito líquido, de preferência água.
Cuidados também para a mamãe que enjoa muito e chega a vomitar. Perda de peso é tão perigoso quanto exagerado ganho.
Nos dois casos, procure sempre seu médico para pedir orientações.

Diário das Princesas

Texto original AQUI

Diário das Princesas

Fontes de pesquisa:

13 comentários:

  1. adorei , que lindo é a gravidez
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Cheguei por acaso neste blog. Não posso deixar de elogiar a bela mamãe que ilustra a postagem. Muito linda e sensual....
    Raul

    ResponderExcluir
  3. Boas explicações para as gravidinhas..... bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica
    Para as mamães de primeira viajem estar ótima
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Quando eu estava grávida amava acompanhar semana a semana a gestação nos sites, muito bom ver isso nesse blog.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse seu quadro é muito especial
    Adoro
    Bjs
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Sempre é bom alertar as mamães!! Gostei das dicas!

    ResponderExcluir
  8. Ah descobri q tava grávida com exatas 5 semanas... bjs

    ResponderExcluir
  9. Nesse período passei muito mal, até completarem 3 meses...
    bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Lembro que nesse periodo eu lia tudo o que achava, muito importante para as gravidinhas!!!

    Beijos

    Diariodematernidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ai que máximo. Quando estava grávida, acompanhei semana a semana. Adorava receber as informações.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir

As princesas esperam seu comentário