15/01/2014

Gravidez Semana a Semana - Quinta e Sexta Semana



Hoje vou trazer um texto pronto do guia do bebê sobre a quinta e sexta semana, pois me enrolei um pouco com as postagens e ainda não consegui fazer o meu texto.

Quinta Semana:
O zigoto já é chamado de embrião e mede aproximadamente 2mm.
O esqueleto do bebê começa a se formar, assim como o coração. O sistema nervoso central (base para o cérebro e medula espinha) e músculos ganham forma.
Com as alterações hormonais, as unhas das futuras mamães podem ficar mais resistentes. Poderá sentir vontade de urinar constantemente e isso a acompanhará a gravidez toda. Alterações no humor também podem aparecer.
Para aliviar o cansaço, alimente-se de modo balanceado e saudável. Nunca tome remédios, mesmo os quais esteja acostumada, sem consultar o seu médico. Eles podem atrapalhar no desenvolvimento do seu bebê.
Os enjôos são mais freqüentes, o olfato fica mais apurado por causa das alterações hormonais. Isso ocorrerá somente no primeiro trimestre da gravidez.
Para aliviar os enjôos, não fique muito tempo sem comer, coma pelo menos a cada três horas, evite gorduras e beba bastante líquido (não quando estiver enjoada).
Após o diagnóstico de gestação pela dosagem hormonal, o pré-natal já pode ser programado. Na primeira consulta, devem ser realizadas as investigações de possíveis queixas, a orientação quanto aos sintomas e a solicitação de exames laboratoriais de rotina para a identificação de possíveis patologias que possam gerar problemas no transcorrer da gravidez, como anemia, infecção urinária, sífilis, rubéola, toxoplasmose, AIDS, diabetes.
Atenção ao seu tipo sanguíneo
É bom saber o seu tipo sanguíneo, pois ele pode reagir com o sangue do bebê na hora do parto.
Se o tipo sanguíneo da mãe for Rh negativo e do bebê Rh positivo, na hora do parto esses sangues entrarão em contato. Se for a primeira gravidez da mamãe não haverá problemas, pois o corpo dela reagirá com a formação de anticorpos para o tipo de sangue Rh positivo.
Mas se for a segunda gravidez, os anticorpos já existentes da primeira gestação irão atacar o sangue Rh positivo do bebê, provocando eritroblastose fetal, que causará anemia profunda, surdez e deficiência mental no bebê.
Diante disso, a mãe deve procurar um médico para saber seu tipo sanguíneo e fazer exames no primeiro e último trimestre da gestação e se preciso tomar uma vacina para prevenir esse problema durante o parto.
Lembrete
É importante lembrar que o uso de tinturas, alisantes ou qualquer produto químico no cabelo é prejudicial ao bebê, pois substâncias entram na corrente sanguínea da mamãe e podem chegar até o feto.
Peça orientação ao médico de quais produtos e a partir de quando usar.
Ingestão de bebidas alcoólicas são desaconselháveis. Fumar cigarros ou estar perto de quem fuma também.
Diário das princesas

Texto original AQUI


Sexta semana:
O tamanho do embrião é de aproximadamente 4mm.
O coração, um minúsculo tubo, já começa a bater. O cérebro cresce.
Nesse período tem que tomar muito cuidado com seus hábitos e alimentação. Partes importantes estão se desenvolvendo e más formações podem acontecer. Coração, pulmões, fígado, intestino e rins estão se desenvolvendo. O tubo neural (parte que liga o cérebro com a coluna vertebral que está sendo delineada) se fecha. Características da face começam a aparecer.
Brotos dos membros superiores e inferiores estão em fase de formação.
A mãe pode notar que a cintura aumentou um pouco. É normal a futura mamãe se enjoar muito, não comer direito ou vomitar, podendo perder peso, mas algumas mulheres já começam a ganhar alguns gramas ou até quilo.
Enjoos ainda são frequentes, azias e prisão de ventre podem aparecer como desejos por alguns alimentos e repulsas por outros.
Cuidados com o peso
Desde o início da gravidez é preciso muita atenção com a alimentação. É ela que garantirá o ótimo desenvolvimento e crescimento fetal. Mas boa alimentação não quer dizer "comer por dois!".
Um ganho de peso exagerado aumenta os riscos de sua gestação desenvolver complicações para você e seu bebê até durante o parto. Portanto, procure ganhar em torno de 1 a 1,5 quilo por mês.
Faça refeições balanceadas ricas em nutrientes, como cálcio, vitaminas, ferro, magnésio, iodo e zinco. Beba muito líquido, de preferência água.
Cuidados também para a mamãe que enjoa muito e chega a vomitar. Perda de peso é tão perigoso quanto exagerado ganho.
Nos dois casos, procure sempre seu médico para pedir orientações.

Diário das Princesas

Texto original AQUI

Diário das Princesas

Fontes de pesquisa:

13 comentários:

  1. adorei , que lindo é a gravidez
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Cheguei por acaso neste blog. Não posso deixar de elogiar a bela mamãe que ilustra a postagem. Muito linda e sensual....
    Raul

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica
    Para as mamães de primeira viajem estar ótima
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Quando eu estava grávida amava acompanhar semana a semana a gestação nos sites, muito bom ver isso nesse blog.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse seu quadro é muito especial
    Adoro
    Bjs
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Sempre é bom alertar as mamães!! Gostei das dicas!

    ResponderExcluir
  7. Ah descobri q tava grávida com exatas 5 semanas... bjs

    ResponderExcluir
  8. Nesse período passei muito mal, até completarem 3 meses...
    bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Lembro que nesse periodo eu lia tudo o que achava, muito importante para as gravidinhas!!!

    Beijos

    Diariodematernidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ai que máximo. Quando estava grávida, acompanhei semana a semana. Adorava receber as informações.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir

As princesas esperam seu comentário