11/05/2019

Desfralde, você sabe quando e como fazer?

Vamos falar sobre o desfralde? 

Este é um assunto que muitas vezes assusta as mamães e os pais, ficamos cheios de dúvidas e inseguranças. O custo das fraldas e o desconforto da criança são os principais motivos que nos levam a querer iniciar logo o desfralde. Mas é preciso ter cuidado, pois cada criança tem seu ritmo e a sua hora de aprender. 

Minha Bibiana já está com 1 ano e meio e iniciei o desfralde há umas três semanas, pois percebi que ela estava pedindo para tirar as fraldas, mas não adianta apenas a criança querer tirar a fralda, ela precisa estar preparada. No mínimo a criança deve ter entendimento do que é cocô e xixi e que é ela quem faz e também precisa conseguir expressar a sua vontade em fazer suas necessidades fisiológicas. Só depois disso vem o desfralde. 


Como não me recordo muito bem como aconteceu o desfralde da Tatiana, pois já se passaram 7 anos e eu tive ajuda da minha mãe e irmãs, eu fui pesquisar na internet para ver se encontrava algo que me ajude e me oriente se eu estou fazendo tudo certo. 


Encontrei um texto muito interessante do Dr. Moises Chencinski, que é médico especializado em pediatria e homeopatia, no site Guia do bebê e está me ajudando bastante.


Sempre converso com a Bibiana sobre ir ao banheiro, quando eu vou sempre digo, Bibi a mamãe vai no banheiro fazer xixi e já vem". Ela já sabe e vai correndo pro banheiro e fica na porta me esperando. Eu sento no vaso e faço meu xixi e também faço um barulhinho imitando  xixi e digo - olha Bibi, a mamãe fez xixi.  Não sei se é o certo fazer isso, mas eu preferi mostrar a ela como que se faz antes de coloca-la no vaso, pois uma vez eu tentei testar um pinico antes do banho e ela não gostou nem um pouquinho. Chorou e se assustou, nunca tinha visto um pinico. 

Quando iniciei realmente o treino para o desfralde eu achei que seria moleza, mas agora lendo o texto do Dr. Moises eu fico me perguntando se não esta cedo demais e se ela esta realmente preparada. 

Nessas três semanas a Bibi já teve alguns avanços. Antes fazia xixi na fralda e só queria saber de arrancar, pois incomodava, mas não queria saber de ir ao banheiro. Agora ela faz xixi e fica falando i i (xixi) e aponta com o dedo pra fralda e fala ó ó (como quem diz aqui ó, tira isso). Eu levo ela no vaso (que ainda não tem redutor) e ela fica sentadinha, faz um barulhinho imitando xixi que nem a mamãe e pede para levantar. Eu limpo ela mesmo que esteja limpinha para ela aprender os passos certinhos. Algumas vezes sai uns pingos, mas geralmente ela só faz o barulhinho, mas eu vejo que ela faz força, pois vejo o movimento de sua barriguinha mexendo. Muitas vezes ela me pega pela mão e me leva até o banheiro e vai tirando a calça, mas ela pede depois que já fez ou quando está fazendo. 


 Eu levo ela no banheiro sempre que ela pede, mesmo quando acontece um "desastre" e nunca brigo com ela, mas fico repetindo Você precisa ir ao banheiro (criança aprende na base da repetição).  

Na semana passada tivemos um grande avanço. Ela pediu para fazer cocô e apontou para a fralda. Quando a levei no banheiro e tirei a fralda tinha um cocô fresquinho, eu coloquei ela no vaso suja mesmo e ela fez força até soltar um pum. Fez mais força, parecia que iria fazer, mas só veio mais pum. Depois levantou do vaso e começou a puxar as calças para se vestir. Eu disse que ela tinha que ter calma e que faltava limpar. Limpei e mostrei a ela o papel sujo e disse olha o cocô da Bibi, agora a bunda ta limpa, ela pegou o papel e colocou no lixo. Acho importante ensinar todo o processo e o texto do Dr. Miguel no guia do bebê frisa isso. Achei um grande avanço dela, ela sempre pede xixi e agora pediu cocô, ela não sabe segurar, mas sabe diferenciar cocô e xixi e isso é bom. 


Na quinta feira ela pediu xixi e estava muito desesperada, levei ela correndo no banheiro e a coloquei no vaso, foi sentar e ela fez um monte de xixi. Eu elogiei ela sorrindo, ela sorriu e bateu palma. Será que ela esta aprendendo a controlar? Ainda não sei, as vezes penso que ela está muito novinha, mas também não quero demorar muito, então vou treinando ela aos poucos. Deixo ela com a fralda e toda vez que ela pede pra ir ao banheiro eu levo e também faço vários convites durante o dia. 

No mesmo dia eu coloquei o pinico na sala, ele é grande de ursinho. Estávamos sozinhas e eu fiz um teste com ela. Eu usei o pinico na frente dela, ela ficou olhando. Depois disso ela mesma se tirou as fraldas e fez xixi no pinico. Quando eu quero que ela faça alguma coisa eu tenho que fazer também, é assim para comer também. Se eu como ou dou para a mana comer ela come. Se eu só ofereço sem provar ela não come e joga tudo em cima de mim.

Ontem e hoje ela já usou o pinico várias vezes, algumas sai xixi e outras só barulhinho, mas é um grande avanço e vamos continuar trabalhando nisso.

O medo que eu tenho é que eu esteja me precipitando e que isso cause traumas pra ela mais tarde, mas acho que o principal é ter paciência, elogiar as conquistas e nunca brigar por um erro. 

E você já iniciou o desfralde de seu pequeno? Conte pra gente como foi, como você acha que será, quais são seus medos, tem alguma dica pra quem esta iniciando o desfralde? 




*Repost, esta postagem havia sido postada em 2013 no Blog Dona Maricota Feliz. Achei interessante ter ela aqui no blog também.
(Bibi já está com 7 anos e o desfralde deu super certo, valeu a pena tanta criatividade e paciência). 

2 comentários:

As princesas esperam seu comentário